Para quem n sabe hoje foi dia de exame nacional a Português. Os alunos que terminam o 9ºano são postos à prova a Matemática e a Português, a nível nacional...
Apesar de muitos dos meus colegas acharem que estes exames n deviam existir, eu cá sou da opinião que devem ser elaborados exames a todas as disciplinas já que devemos saber os alunos e as pessoas que iremos ter no futuro... Como podemos nós ter como trabalhadores alguém que n sabe a sua língua e que muito menos sabe fazer cálculos matemáticos... Estamos num país onde n há controlo sobre os professores e muito menos avaliações periódicas... Temos de saber em que estado anda o ensino em Portugal... e digo-vos desde já, que muito mal...
Se nos chamavam a nós "geração rasca" que vamos chamar a alguns destes jovens que enveredam pelos cursos tecnico-profissionais, n porque são burros mas porque sabem que é "mais fácil"... é verdade que precisamos de técnicos mas formem-nos com qualidade e mestria...
No entanto, estes exames que são realizados pelos alunos devem ser de acordo com o nível de ensino... são um insulto à inteligência de alguns...
Enfim, precisamos de ensino com qualidade... alunos mais motivados, professores mais exigentes mas competentes...
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3 comments:
pois mas a menina não dá o exemplo e aproveita e n passa a não... preguiçosa
As motivações e as competências não nascem no meio do deserto.
O País está em crise educativa generalizada, resultado das políticas governamentais dos últimos 20 anos, que empreenderam experiências pedagógicas malparadas na nossa Escola. Com efeito, 80% dos nossos alunos abandonam a Escola ou recebem notas negativas nos Exames Nacionais de Português e Matemática. Disto, os culpados são os educadores oficiosos que promoveram políticas educativas desastrosas, e não os alunos e professores. Os problemas da Educação não se prendem com os conteúdos programáticos ou com o desempenho dos professores, mas sim com as bases metódicas cientificamente inválidas.
Ora, devemos olhar para o nosso Ensino na sua íntegra, e não apenas para assuntos pontuais, para podermos perceber o que se passa. Os problemas começam logo no ensino primário, e é por ai que devemos começar a reconstruir a nossa Escola. Recomendamos vivamente a nossa análise, que identifica as principais razões da crise educativa e indica o caminho de saída. Em poucas palavras, é necessário fazer duas coisas: repor o método fonético no ensino de leitura e repor os exercícios de desenvolvimento da memória nos currículos de todas as disciplinas escolares. Resolvidos os problemas metódicos, muitos dos outros, com o tempo, desaparecerão. No seu estado corrente, o Ensino apenas reproduz a Ignorância, numa escala alargada.
Devemos todos exigir uma acção urgente e empenhada do Governo, para salvar o pouco que ainda pode ser salvo.
Há um certo facilitismo por parte das novas políticas educativas que faz com que os alunos n se interessem por aquilo que fazem... N há motivação, rigor e disciplina na sala de aula e muito menos repreensões por parte dos pais no sentido de os alertar para um futuro incerto...
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